Supermercadistas paranaenses esperam crescimento de 3,9% para 2020
A projeção de que o PIB deve ultrapassar 2% em 2020 e de que a taxa de desemprego diminua estão aumentando a confiança dos supermercadistas paranaenses. Segundo a Apras (Associação Paranaense de Supermercados), o setor deve crescer cerca de 3,9%, a mesma expectativa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Segundo a última estimativas da Pesquisa Focus, do Banco Central, houve um crescimento de 1,17% em 2019, enquanto em 2020 a taxa esperada mais que dobra, com a previsão de 2,17%.
O desempenho da economia no ano de 2019, segundo os comerciantes entrevistados pelo Instituto Datacenso, apresentou um resultado melhor que em 2018 e acreditam que 2020 será melhor que 2019, visto que os indicadores recentes da atividade econômica evidenciam, mesmo que de forma lenta, o início da recuperação da economia brasileira.
Em 2019, o setor supermercadista contava com 115 mil pessoas empregadas no Paraná e este número deve aumentar conforme os investimentos realizados pelos empresários paranaenses. Só no ano passado, foram inaugurados mais de 15 novos empreendimentos como hipermercados, atacarejos e grandes supermercados, um índice que não se via no Paraná desde 2003.
A geração de empregos pelos demais setores também vai contribuir para o aumento do poder de compra do consumidor, o que reflete positivamente no segmento varejista.
Apesar do PIB baixo de 2019, o consumo das famílias deve se destacar dentro deste percentual. O mesmo deve acontecer em 2020, mas com uma taxa melhor do crescimento brasileiro de uma maneira geral. “Somos um setor muito importante para a economia do país e representamos 5,2% do PIB, com um faturamento de R$ 355,7 bilhões, registrado em 2018. Deste montante, o Paraná fatura R$ 40 bilhões por ano”, afirma o presidente, Pedro Joanir Zonta.
“O Grupo Datacenso traz pesquisas que comprovam o ânimo por parte do empresariado, que está alinhado com o novo momento econômico do país para 2020, e que agora está mais disposto a investir no país. Novos investimentos em produtos, serviços, tecnologias, inovações e ações que valorizem e promovam o ser humano será o desafio para o próximo ano. É necessário unir e cooperar para construir uma marca e negócios mais sustentáveis a partir de agora”, destaca o CEO do Instituto Datacenso, Claudio Shimoyama.