Era de Mudanças ou Mudança de Era
Ao ler o livro Google Marketing de Conrado Adolpho, me deparei com algumas reflexões que se enquadram ao tema: “Não vivemos em uma Era de Mudanças, mas sim em uma Mudança de Era” abordado pelo autor.
Ele retrata que o marketing se molda ao longo dos últimos anos e se adapta ao mercado porque é dele que extrai suas leis. As mudanças do comportamento do consumidor exigem que as empresas mudem ou quebrem. Tal ciclo de mudanças não acaba e nem vai acabar, pois o ser humano evolui a cada instante.
A internet, uma das grandes responsáveis por essas mudanças, é enfatizada como um processo circular, ou seja, não tem início e não tem fim. A navegação é protagonizada por cada indivíduo e é única, dado o infinito número de possibilidades. Não há fórmulas prontas nem caminhos já traçados. Diante desse cenário, parece insano seguir velhas regras.
Essa realidade obriga as empresas a sempre se reinventarem, voltar e corrigir o rumo. O mercado muda rapidamente e o que era verdadeiro e de qualidade há seis meses já não é mais agora. É preciso viver na condição beta constantemente.
Viver em um ambiente que muda constantemente é a realidade. A regra é que nenhuma regra é válida por muito tempo. É preciso rever o cenário a cada novo ciclo, que pode durar dias, semanas ou meses, mas nunca anos.
O consumidor visto como alvo, a cada dia quer ser tratado como indivíduo e não como estatística. Diante de tal cenário as empresas devem aprender de forma autônoma sobre qual direção tomar diariamente. Deve ser flexível e ágil o suficiente para modificar seu rumo com base em observações das tendências mais sutis em um estado de alerta ininterrupto.
Para finalizar a reflexão desse tema, as empresas devem ser leitoras de almas, devem dar a liberdade de mudar de opinião, ideia ou produto quando perceberem que algum elemento de seu mix de ideias, átomos ou bits não for mais relevante ao seu cliente. Não podem ter medo de errar, pois o erro faz parte do aprendizado.
Fonte de pesquisa: Google Marketing ( Conrado Adolpho )
Autor: Gilvan dos Anjos Rocha