E-commerce brasileiro cresce 39,7% em junho, mas demonstra queda
A Conversion, consultoria de SEO e marketing de performance lançou um estudo com a movimentação do e-commerce em todo o país durante o mês de junho, evidenciando uma queda de 6,29% em comparação à maio, devido a sazonalidade (Dia das Mães) e reabertura gradual de lojas físicas.
A crise sanitária do novo coronavírus trouxe um grande crescimento para as vendas online, crescendo, em junho, 39,7% na comparação com o momento anterior à pandemia. “Com as medidas de quarentena, as pessoas passaram a ficar mais em casa e usaram a Internet para comprar”, explica Diego Ivo, CEO da Conversion. “Há um grande e irreversível movimento em prol do e-commerce, que está batendo recorde sobre recorde”, diz Ivo.
Mas ainda é muito cedo para dizer que tudo está ótimo. Com a reabertura gradativa, Diego Ivo vê um novo normal: “com a volta, é claro que as pessoas não vão ficar só em casa, mas os novos hábitos, especialmente os de consumir online, foram fortalecidos”, prevê o executivo.
Alguns setores registraram um crescimento exponencial durante a pandemia (junho x fevereiro), tendo os aparelhos eletrônicos um aumento de 139,92%, seguidos por:
Casa 83,04%
Moda 71,88%
Comida 61,66%
Pet 60,50%
Mercado 37,53%
Grande varejo 34,59%
A pandemia trouxe uma grande necessidade para o mercado brasileiro. Seguindo a linha de empresas como Amazon, Facebook e Apple, que já superaram seu valor de mercado pré-coronavírus, o e-commerce, que se tornou a única modalidade de vendas para muitos varejistas, deve se tornar cada vez mais comum nas pequenas e micro empresas.
“No primeiro momento as empresas tomaram um verdadeiro susto, mas muitas empresas já perceberam que os canais online são a solução e os investimentos estão sendo retomados”, afirma o CEO da Conversion, que prevê um crescimento em 70% nos negócios da consultoria até o fim do ano.
Metodologia
O levantamento foi realizado pela consultoria Conversion no dia 7 de julho de 2020, utilizando ferramentas de inteligência competitiva digita SimilarWeb e SEMRush. Os dados deste estudo se referem ao tráfego dos principais sites de e-commerce, que foram selecionados de acordo com o critério de, majoritariamente, ser transacional (ou seja, vender online).
A Conversion
Fundada em 2011, a Conversion atua para entregar performance às empresas e valor de marca aos consumidores. Sob o mote “Performance Criativa”, a Conversion alia dados, comunicação e inovação ao marketing de performance para alcançar metas audaciosas de seus clientes, com trabalho integrado em SEO, Mídias e Branded Content. Atende atualmente 40 empresas, entre startups e grandes organizações, e possui cerca de 60 colaboradores.
fonte: Apras.org.br